sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Qual carioca tem mais chance de tirar o título do Corinthians?

Amigos, após um breve hiato, volto neste sábado, pouco antes da abertura da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, a discutir o nosso futebol. Desde minha última publicação, muita coisa mudou, todavia, mesmo faltando apenas seis rodadas para o fim da competição, o equilíbrio que marcou os últimos anos de Brasileirão se repete, e os classificados para a Libertadores 2012 só devem sair na jornada derradeira. Já quanto ao campeão...

É inegável que o Corinthians – graças à tabela e às nove vitórias seguidas no início do campeonato - tem uma considerável vantagem sobre os outros postulantes ao título (Vasco, Botafogo e, vá lá, o Fluminense). Depois de vencer o Avaí, em casa, no último domingo, o time paulista vai enfrentar as outras três equipes que formam o atual Z4 (América-MG, Atlético-PR e Ceará). E, para mim, diferente do que alguns treinadores e críticos pensam, é mais fácil vencer um time que briga para não cair do que um do grupo de cima. Além desses três adversários, o Timão enfrenta o Atlético-MG, em SP, Figueirense (sabe-se lá com que objetivo), fora de casa, e fecha o ano diante do Palmeiras (o time da crise sem fim). De qualquer forma, são, teoricamente, jogos mais complicados.

Não seria nenhuma surpresa que o Corinthians, hoje com 58, some nove pontos em sequência, chegando assim aos 67, faltando ainda três jogos. O que obrigaria os demais a terem o mesmo aproveitamento nos próximos três jogos. Tafera complicadíssima, impossível para pelo memos um deles, já que no dia 13 de novembro Vasco e Botafogo se enfrentam, e o Flu, já neste domingo, vai a campo contra o Internacional, no Beira-Rio.

Ou seja, a não ser que o Timão bobeie – o que já aconteceu diversas vezes, até por não ter um grande time – um dos três cariocas terá de ser perfeito nas próximas três rodadas. Talvez o Vasco ainda tenha direito a um tropeço até lá. Apenas UM.

Na sua opinião, qual deles tem mais chance de tirar a taça do clube paulista?

Vasco (58 pg; 16 vit): Santos (F); Botafogo e Avaí (C)
Botafogo (55 pg; 16 vit): Figueirense (C); Vasco e América-MG (F)
Fluminense (53 pg; 17 vit): Inter (F); América-MG (C) e Grêmio (C)

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    O Sr. esqueceu de citar o Flamengo, que apesar de ser treinado por um empresário, merece ser citado enquanto houver esperança. Garanto que 4 vitórias seguidas poderá mudar o quadro atual. Não é sonho, apenas difícil. Entretanto, essa façanha já ocorreu mais de uma vez neste torneio.

    ResponderExcluir