domingo, 30 de janeiro de 2011

Resumão de janeiro do futebol carioca

Caros leitores, através desse blog vou procurar expor minhas opiniões referente ao mundo de futebol, mas, no momento, com uma abordagem maior ao futebol carioca. Atuações, contratações, declarações etc.
Espero que todos participem e deem sua crítica.
Um abraço.

Como já estamos na quarta rodada da Taça Guanabara, vou procurar fazer um apanhado de tudo que aconteceu em 2011 nos quatro grandes clubes do Rio. Apesar de estarmos ainda no mês de janeiro, muita coisa rolou.
Obs.: Sem querer armar nenhum trocadilho, o Vasco vai ficar para o final.

Vou começar falando do Fluminense, pois no meu modo de ver foi o que menos mudou de um ano para o outro. Mesmo sem contar com Emerson e Deco – não é nenhuma novidade - e Conca ter estreado apenas neste domingo – e bem -, o clima no clube parece ser o de ansiedade para o início da Libertadores. Além do elenco mantido, as contratações foram ótimas. Um bom goleiro (nada de outro mundo, mas bom), o excelente volante Edinho, que sabe marcar, sair para o jogo e que faz o papel de zagueiro se necessário. Souza também foi ótima contratação. É um jogador versátil, que atua como segundo, terceiro ou quarto homem de meio-campo, além de quebrar um galho na ala-direita, posição que Muricy Ramalho não tinha um bom reserva para Mariano, que continua voando. Para o ataque está a maior incógnita: Araújo ficou muito tempo no futebol do Oriente Médio e, aos 33 anos, fica difícil saber como ele se comportará num futebol tão competitivo como o brasileiro. Mesmo assim acho que pode dar certo.

De se lamentar apenas a nova lesão de Deco. A quinta desde que chegou ao clube, em meados de 2010. O jogador não tem previsão de volta e deve ficar fora da fase de grupos da Libertadores. Especulou-se até que o meia abreviasse a carreira por tantas contusões.

Outro que, na minha opinião, pouco mudou foi o Botafogo. Mas mudou e para melhor. Com exceção do setor ofensivo, o elenco foi basicamente mantido. Saíram jogadores de frente importantes, como Edno e Jobson. Essa é a principal carência de Joel Santana, que conta com apenas Herrera, Caio, Alex (recém-alçado aos profissionais) e Loco Abreu. Este último que, recentemente, trouxe à tona uma crise que já existe desde o ano passado, quando voltou da Seleção Uruguaia e teve de mostrar serviço para recuperar a titularidade.

Agora, em 2011, estranhamente, no primeiro jogo do ano, após uma vitória suada e já esperada, contra o time pequeno mais forte do Cameponato Carioca (Duque de Caxias), o atacante criticou o esquema de jogo do Botafogo. Ele teve razão ao escrever em carta publicada em seu site oficial que em momento algum fez uma crítica ao treinador, mas, sim, à postura do time. De qualquer forma, malandro que é, Loco Abreu quis, sim, atacar Joel Santana. Mas fica a pergunta: qual o motivo para isso? Acompanhando de longe, tenho a impressão - quase a certeza - de que se tratam de duas pessoas extremamente vaidosas. Joel não aprova o comportamento muitas vezes insubordinado de Loco Abreu, que por sua vez tira proveito da posição de ídolo da torcida para questionar determinações que não lhe cabem.

Não queria acreditar, mas penso que Loco Abreu não tenha aceitado o fato de que Joel Santana não citou seu nome, antes de a temporada começar, para ser o novo capitão da equipe. Vale a pena lembrar da famosa frase do uruguaio: “Não preciso de braçadeira para ser líder da equipe.” Bela resposta, que o técnico teve de engolir seco.

Na primeira partida, pode-se dizer que veio o “troco”. Criou-se o mal estar, mas que, graças aos fracos adversários e consecutivamente aos bons resultados, a situação esfriou.

Dentro de campo, a até agora boa surpresa do time é o lateral direito Lucas. Jogador atrevido, de muita força ofensiva e excelente cruzamento. Atributos que fizeram, e muita, falta ao time durante o Brasilerão do ano passado. O jovem, de 22 anos, ainda não parece muito seguro na defesa, mas sua determinação e disposição física, aliado à pressão de um teste maior, podem responder se ele ainda é frágil na marcação, ou são os jogos de até agora que não lhe exigiram muito neste quesito.

Com relação aos outros reforços, vejo o zagueiro Joao Filipe, que assim como Lucas, veio do Figueirense, um pouco inseguro. Também muito novo, o defensor demonstra uma certa ingenuidade em certos lances, mas é muito bom no jogo aéreo e sabe sair para o jogo..

Não acredito em Márcio Azevedo e Rodrigo Mancha. O primeiro, apesar de ser melhor que o antigo lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, não é efetivo no ataque e tampouco marca bem. Mas possui bom vigor físico. Como ainda não estreou, prefiro aguardar para ter certeza disso. Pode dar certo, mas não acredito que brilhe. Já o Mancha até começou bem no Coritiba, mas 'manchou' seu filme com as passagens por Santos e Prudente. Dificilmente será titular no Botafogo. É melhor que o Fahel, embora isto não seja vantagem para ninguém.

Mas nenhuma contratação foi tão acertada quanto a “saída de Leandro Guerreiro e a chegada de Arévalo Ríos”. Foi um verdadeiro negócio da China que o Fogão fez. Trocou um fraco volante por um excelente jogador, mais novo e ao mesmo tempo mais experiente. Enquanto Rios, de 29, disputou o último Mundial, Guerreiro sequer jogou uma partida de Libertadores, aos 32 anos. Certamente será ídolo. Ao lado de Marcelo Mattos, não vejo nenhum clube no Brasil com uma dupla de volantes tão eficiente na marcação. Não são os melhores, mas para marcar são. Embora ambos saibam sair pro jogo.

Quanto ao Everton, ex-Fla, prefiro aguardar o que o técnico Joel Santana vai fazer. O atleta pode atuar tanto na ala esquerda como no meio. Prefiro-o na ala. Assim como Márcio Azevedo, não acredito em um grande sucesso de Everton, mas é bom jogador e pode ser muito útil ao treinador. Será titular.

Já o Flamengo vive dias de ansiedade até a estreia de Ronaldinho Gaúcho. Por enquanto, tirando o primeiro tempo da vitória deste domingo sobre o grande rival Vasco, o time não empolgou. Destaque para o meia Vander, de muita personalidade, e para o gol de Thiago Neves, que já em seu segundo jogo disse ao que veio. No gol, Felipe, muito superior a Marcelo Lomba, dá segurança à frágil defesa, formada por Wellinton e David Braz. Egídio ainda é claudicante na lateral esquerda, mas para disputar o Campeonato Estadual serve.

O esquema que Vanderlei Luxemburgo montou me agrada, mas Deivid vai precisar fazer mais do que vem fazendo para que Ronaldinho e Thiago Neves rendam o que todos esperam. Se achar um atacante de área, já que Deivid trabalha numa função que não está acostumado a fazer, o time tende a ficar muito forte. Por enquanto, com Renato Abreu, Neves e Vander, o time vai bem. Mas só a partir da quarta-feira poderemos ter uma noção do que R10 pode acrescentar à equipe.

Por fim, o Vasco. Só pelo fato de realizar sua pior campanha da história em Campeonatos Estaduais, pode-se ter uma noção do que as pessoas que trabalham no futebol clube (do presidente ao ponta-esquerda) estão fazendo com a História de um dos maiores clubes do Brasil.

É muita incompetência da diretoria deixar o time chegar nesta situação. Na segunda derrota para o pequeno (Nova Iguaçu), algo radical já teria que ter sido feito! São quatro jogos e quatro derrotas. De forma bisonha a equipe está eliminada da Taça GB, enquanto seus maiores rivais nadam de braçadas. Uma humilhação sem tamanho. O presidente demorou, mas fez o certo. Mandou Carlos Alberto embora. Meus parabéns. O verdadeiro torcedor agradece. Um jogador mediano, mas que tem uma postura arrogante, cheio de pose, mas futebol que é bom, eu nunca vi. Dizem que ele tem muito potencial, mas eu não enxergo. Se fizermos um apanhado da carreira dele, acho que provo estar certo. Começou bem no Fluminense e, assim como qualquer jogaodr braisleiro, foi vendido para o Porto-POR. Com todo respeito ao Porto, o que nunca faltou por lá é brasileiro que não joga nada. Lá, CA foi reserva, mas era importante. Entrava sempre e na final, por alguém que não me lembro estar fora da partida contra o Mônaco, acabou jogando. Fez um golaço. Porto campeão.

Ainda com 19 anos, o jogador era, realmente, promissor. Mas parou aí. De Portugal seguiu para o Corinthians. Foi campeão brasileiro - sendo reserva em boa parte - num time em que, assim como no Porto, era coadjuvante de Tevez, Nilmar e Roger. Carlos Alberto estava longe, bem longe de ser destaque do time, mas já usava um cabelo “diferente”. O time roubou do Real Madrid o apelido de Galáticos, e, pelo visto, ele levou a sério.

Do Corinthians foi para o Fluminense. Já estamos no ano de 2007. Passagem super discreta, mas também foi campeão, dessa vez da Copa do Brasil. Destaque do time? O, na época, desconhecido Thiago Neves e o limitado Adriano Magrão, decisivo nos dois jogos da decisão contra o Figueirense. O time chegou aos trancos e barrancos. Tanto que começou a campanha com Joel Santana e acabou com Renato Gaúcho.

Do Flu, voltou para a Europa. Agora para o Werder Bremen-ALE. Sabe-se lá como e porquê, ele foi a contratação mais cara da história do clube, na época CA, se não me engano pertencia ao grupo de investimentos MSI, do iraniano que mandava no Corinthians, Kia Joorabchian. Pouco jogou, arrumou briga com um companheiro e ficou na geladeira. Não fez nenhum gol.

Depois dessa, passou curtos períodos no São Paulo e no Botafogo. Foram tão curtos que nem cabe uma análise. Neste época o jogador já estava estigmatizado como jogador problema. Especialmente em virtude das constantes suspensões. Dificilmente terminava um jogo sem ser punido.

Vendo que já tinha mais espaço nos principais clubes do país, achou no rebaixado Vasco um lugar para dar a volta por cima, assim como o clube viu nele o jogador de conduzir um time sem estrelas de volta à primeira divisão. Tudo que ele queria. Jogos fáceis, caiu nas graças da torcida. Beijava escudo, geralmente quando comemorava seus gols de pênalti. Com ele ou sem ele, o Vasco voltaria para a série A, e foi isso que aconteceu.

Em 2010 ele voltou ao “normal”. Não jogou. Cerca de 20 jogos no ano. Cinco, apenas cinco pelo Campeonato Brasileiro. De 38 rodadas, ele jogou cinco e não fez um gol sequer. CA ganha um salário de cerca de R$ 350mil. Há quem ache que valia a pena. Agora veem que não vale mais. O cara não joga, nunca jogou. Quando jogou, foi comum ou foi expulso.

Não sou cego, claro que sei que ele sabe jogar bola, mas está longe, anos luz, eu diria de ser um grande jogador. Nota 6, comum. Se ele e quem dirige os clubes de futebol pensassem assim, talvez ele se tornasse um nota 8. Mas como isso não acontece, ele se torna nota 0. Um fardo para o clube e torcida, que sempre espera algo de quem não está preparado para dar. O corpo mole que ele estava fazendo era claro. Ele, durante a pré temporada, disse que o ano seria dele. Pois é.

Com relação a Felipe eu discordo da diretoria. Não via corpo mole nele, embora não estivesse jogando rigorosamente nada. Via uma indignação pela situação do time em suas declarações, mas não sei o que acontece internamente no Vasco. PC Gusmão, tardiamente, também foi bem demitido. Estava clara a falta de harmonia entra o técnico o grupo.

Sorte do Vasco que Carlos Queiroz rejeitou a proposta. Até ele saber quem é Dedé, o time seria eliminado da Taça Rio. Está difícil achar um nome, é verdade, mas como o diretor executivo Rodrigo Caetano, que é sério, é tão elogiado – não acho que ele faça um trabalho tão bom, embora acredite que as dificuldades sejam imensas – sinto que achará uma boa saída. E que seja logo, pois, com a eliminação relâmpago, o treinador terá tempo de montar um time para o segundo turno.

27 comentários:

  1. Meus parabéms mlk mandou muito bem em suas observações. Espero que continue com essa força e falando sempre a verdade para os torcedores, pois é disso que precisamos. Boa sorte e sucesso. Fui

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu garoto! hahahaha...
    Meu jovem, parabéns pelo bom texto e clareza. Ótima análise dos times. Principalmente ao falar do meu Vasco. Só não precisava se estender muito ao falar do carlos Alberto, mas, mesmo assim, mostrou que sabe muito bem do que está falando. Tem fundamento e pesquisa. Muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Boa!
    Bom resumo...

    Falou tudo a respeito do CA.. Ele realmente e' um merda!

    ResponderExcluir
  4. falando de contratações, é mto ridículo por exemplo thiago neves no flamengo.. o cara se consagra num clube, ganha estatua e no outro ano está no time rival... não é questão de ser profissional.. futebol não é trabalho qualquer, é uma parada social. pensa quantas crianças tinham o cara como idolo.. ai o cara faz gol beija camisa e o caralho.. tosqueraa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Só não entendi porque você disse que ia falar sobre os "4 grandes do Rio" e citou o FluminenC.
    Vou acompanhar o blog com frequencia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Me surpreendeu... esse mlk nao joga nada, mas entende bem do esporte e faz comentários coerentes e inteligentes! Adorei as críticas ao CA... mas tenho certeza q se ele estivesse no botafogo vc ia falar um poukinho mais.. rsrs.
    Na próxima rodada, faz um breve comentário do América. Vou acompanhar. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. gostei, vini...as cervejas no escadinha me ouvindo falar de futebol estão rendendo frutos
    vou acompanhar
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mano Vini,além de sua escrita excelente
    resumiu bem o ínicio da temporada dos quatro grandes...ESTÁ DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. Grande Vinicius da Tupi! Parabéns pelo trabalho, suas análises estão bastante coerentes, além de utilizar muito bem o vernáculo. Uma excelente alternativa às matérias padrões da globo.com e do lancenet! Vou acompanhar, certo. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Vinicinhus...excelente resumo do que ocorreu até agora no campeonato. Falto apenas colocar algo que já está praticamente concretizado que é o rebaixamento do vasco no campenato carioca, fora isso ficou muito bom...
    huehuehuehuehuhe
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. R10 vai acabar com o Carioca! Dá-lhe Mengão, Avante Mengão nosso time é forte!!!
    Pro Vasco ja era, nem Taça rio, nem Guanabara e se bobear lutarão para não serem rebaixados novamente!

    ResponderExcluir
  12. E ae vinicius um belo post, concordo com quase tudo, so discordo quanto ao marcio azevedo, acompanhei alguns jogos nesses ultimos 2 anos dele, ano passado ele nem foi bem, mas ano retrasado ele foi bem, jogador de mta forca fisica, marca bem, é aquele ''lateral lateral'' que chega na boa...o problema que aqui no Brasil nos acostumamos com laterais ofensivos ao contrário da europa que na maioria jogam com 2 linhas de 4.

    ResponderExcluir
  13. Show de bola Vinicinhus, belo resumo desse inicio de campeonato.
    Continua nessa linha ai que a gente vai comentando e divulgando.

    Abraçaoo

    ResponderExcluir
  14. E ae Vini! Muito sensato nas colocações, isso é só pra aqueles que entendem do assunto e pescam nas entrelinhas..
    mas faltou enaltecer a conquista da Copinha São Paulo pelo Mengão do amanhã. É preciso valorizar, pois afinal é um campeonato brasileiro sub 18 que eventualmente até reune clubes de fora do Brasil também. E o Flamengo passou pelos clubes com categoria de base mais bem estruturadas do país, caso de São Paulo e Cruzeiro. Os jogadores apesar de novos, podem ser boa opção pra compor o elenco e podem surgir eventuais craques. Os destaques do Flamengo campeão da Copinha são: Adryan meia de 16 anos, habilidoso e veloz, Rafinha meia de criação tb muito habilidoso chamado pelos mais eufóricos de Neymar da Gavea, Negueba é outro destaque que já havia passado pelo time principal em 2010, os volantes Lorran e Muralha sabem marcar e saem bem pro jogo e o goleiro Cesar é um goleirão salvou o time de levar o gol de empate na final aos 45 min do 2º tempo, e é o único jogador desse time que não pertence efetivamente ao Flamengo, está emprestado e o seu passe pertence ao Sendas Pão de Açucar F.C.
    Na história da Copinha esses são os times que ganharam títulos ou participaram de finais apenas:

    Time Títulos Vices Total Último
    de finais título
    Corinthians 7 7 14 2009
    Fluminense 5 1 6 1989
    Internacional 4 1 5 1998
    São Paulo 3 6 9 2010
    Atlético Mineir3 1 4 1983
    Ponte Preta 2 5 7 1982
    Nacional 2 2 4 1988
    Flamengo 2 0 2 2011
    Portuguesa 2 0 2 2002
    Juventus 1 3 4 1985
    Santos 1 2 3 1984
    Cruzeiro 1 2 3 2007
    Vasco 1 1 2 1992
    Guarani 1 1 2 1994
    América 1 1 2 2006
    Marília 1 0 1 1979
    América 1 0 1 1996
    Paulista 1 0 1 1997
    Roma Barueri 1 0 1 2001
    Santo André 1 0 1 2003
    Figueirense 1 0 1 2008
    Palmeiras 0 2 2 -
    Atlético Parana0 1 1 -
    Bahia 0 1 1 -
    Botafogo 0 1 1 -
    Botafogo 0 1 1 -
    Comercial 0 1 1 -
    Grêmio 0 1 1 -
    Rio Branco 0 1 1 -

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Muito bem colocado e analisado o "resumão" do panorama atual dos times cariocas ...
    É o Fluminense com o foco na libertadores desse ano, o Botafogo de olho nela para 2012, o flamengo com o oba-oba do Gaúcho e o vasco ... bem o vasco eu ainda não sei oq eles irão almejar.
    Parabéns pela iniciativa e aguardarei pelos próximos devaneios e análises do mundo esportivo.

    Obs: Como sugestão para futuras colunas você poderia abordar a importância do marketing para os clubes ... fica a dica !

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Folha seca

    Ao meu ver esse inicio de temporada, ou seja , campeonato carioca só serve mesmo pra acabar com o clube. Se ganha de times fracos, se ilude que esta bem, coisa que acontece com Flu e Fla, ja não acontece com o Botafogo, pq esse com o esquema de retranca do Joel todo mundo sabe que vai ser isso ai mesmo, podendo ate ser campeao como foi ano passado, e ate acho que ele é o favorito pra ganhar novamente. Inicio de temporada, jogadores a 60 por hora, um time na retranca e com um tecnico que tem leitura de jogo como Joel acaba surpreendendo. E se perder pra pequeno, ai ferro de vez troca de tecnico, manda jogador embora, todo um planejamento vai pro ralo, caso do vasco, se bem que esse nao tinha nem planejamento nenhum.
    Vamos por exemplo o Fluminense, o que esse estadual pode ajudar? Em nada , so pode atrapalhar. Quem seria o maluco de falar que o time não esta bem, contrato pontualmente, faltando apenas mais um zagueiro, mas ai perde uma final para um rival, coisa normal de acontecer, pronto ja gera uma crise em um time que tem tudo pra dar certo. Ja para o Flamengo esse carioca só tem a favorecer, time em formação, luxa querendo dar uma cara, e times fracos pro Ronaldinho crescer e ganhar moral pra desenvolver seu futebol. Que os times não tirem como parâmetro pra nada esse estadual, so vale mesmo pela rivalidade e emoçao dos jogos. Isso serve tambem para os torcedores.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez mandou bem em seus comentários. E reforço o que vc disse acima, Ronaldinho precisa de um bom atacante para servir, pois o estilo de jogo dele exige. Mais uma vez deixou claro o que o torcedor precisa saber, muito eficiente. Valeu Vinicius. Ass: Juvena rs

    ResponderExcluir
  19. Vnicinhus, arrasou!!!! muitoooo bom!!!! atualiza mais, ja ta nos favoritos!! beijooos

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez correto. Na minha opnião, o atacante Fred, é o melhor do Brasil. Em relação ao clássico, Fluminens enão terá vantagens, pois clássico é clássico. Uma boa pauta para vc escrever no seu blog: Carlos Alberto saiu. Será bom ou ruim para o Vasco? Abraços

    ResponderExcluir
  21. Caro Vini,

    Parabéns pelo blog. O conteúdo e a análise estão de altíssimo nível. Desde já serei um frequentador assíduo desta página e recomendarei aos amigos.

    Grande abraço!

    Andre Sampaio

    ResponderExcluir
  22. Na sua outra postagem, vc perguntou quem pararia o Fred? certo? A resposta foi esse clássico. Logico que o Fred está em uma ótima fase, mas esse foi o primeiro teste tanto para o Flu quanto para o Bota e Fred, nada fez. Sobre o árbitro prefiro nao comentar rs.

    ResponderExcluir
  23. Grande Vinicius,(teclado sem acento)
    A muito nao lia uma analise tao bem feita e clara quanto essa, conseguiu em poucos paragrafos e com uma excelente gramatica definir o atual momento dos GRANDES do rio, claro q forcou a barra ao falar do mattos e do "alveolos" mas diante dessa analise eh um mero detalhe,entendo seu lado torcedor e acho sim uma eficiente dupla de volantes, apenas isso.

    Vamos ao meu VASCAO, camarada concordo em grau genero e numero com tudo que foi colocado, assino em baixo, tudo que foi dito sobre o mascarado do Carlos Alberto, por sinal nunca me enganou, tem ate uma certa tecnica, mas eh previsivel e nao tem um passe apurado, isso eh qnd ele toca a bola.
    Quero acrescentar algumas palavras ao atual momento do vasco.
    Câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase.
    Bom a essa altura vc deve estar se perguntando o que isso tem haver, sim meu camarada o vasco tem cancer e tem um nome EURICO MIRANDA, voltou ao vasco com a energia pesada que carrega, mestre em desgregar ambientes e causar conflitos, nao permite que a diretoria trabalhe em paz ,muitas vezes incita crises dentro do elenco ou mal estar entre direcao e comissao tecnica, sei que nao tem tanto poder, mas tem influencia e muita, o VASCO precisa de paz, o ambiente na colina ta carregado.

    ResponderExcluir
  24. O jeito é o Vasco ser comprado pelo dono do Chelsea. RS Esse jejum de titulos é resultado de anos e anos em má administração. By Juvena

    ResponderExcluir
  25. Eurico- torcedor
    Dinamite-jogador
    QUEM ENTENDE DE FUTEBOL SABE QUE TEM MUITA DIFERENÇA,NOS DIAS DE HOJE INFELIZMENTE O FUTEBOL ESTÁ VIRANDO MARKETING,MAS EU GOSTO DO FUTEBOL ANTIGO, QUE VÍAMOS MAIS AMOR A CAMISA.
    CONCORDO COM O ALEXANDRE QUE DITADURA NINGUÉM GOSTA, MAS ESTAVAMOS GANHANDO MAIS COM EURICO DO QUE AGORA SEM ELE, NAS ELEIÇÕES DAQUI A 6 MESES VAMOS VER QUEM REALMENTE MERECE SER PRESIDENTE DO VASCO, ENQUANTO ISSO É TORCER POR MELHORAS E AGUARDAR.
    VASCO É AMOR , VASCO É PAIXÃO
    VASCO DA GAMA PRA MIM É RELIGIÃO
    SV
    ASS:CAUGU

    ResponderExcluir
  26. realmente o Flamengo precisa de um novo estádio porém, infelizmente o único lixo que sobra é o engenhão... então... vamos continuar assistindo pelo pfc até o maraca voltar!!!
    Rafael Seabra

    ResponderExcluir
  27. Por mais que o Engenhão seja um estádio de difícil acesso, hoje, é a melhor opção para o Flamengo. Depois falam que o Flamengo tem estrutura, lamentável. Luxa vc não pode querer Luxo rs. Ass> Juvena

    ResponderExcluir