quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A estreia de Ronaldinho e o tropeço do Botafogo

Depois de quase um mês de expectativa, Ronaldinho Gaúcho, finalmente, estreou pelo Flamengo. Para sorte dele e do time, Wanderley marcou um gol aos 40' do segundo tempo (temo que algum dia morra na comemoração), que garantiu a vitória. Caso contrário, o primeiro jogo de R10 pelo rubro-negro teria um gosto amargo.

A história da partida poderia ter sido outra se o Nova Iguaçu, bom time e muito bem armado, não tivesse perdido um gol tão claro logo no início do jogo num contra-ataque perfeito. Aliás, quase perfeito. Mas como o “se” não entra em campo, o Flamengo não desistiu da vitória e a conseguiu. Mérito de Luxemburgo, que alterou diversas vezes a forma de sua equipe jogar, para tentar furar o eficiente bloqueio do time da Baixada Fluminense. Além de ser um time que sabe o que quer em campo, tem um bom goleiro o Nova Iguaçu (Diogo Silva).

Sobre Ronaldinho, a estreia foi dentro do esperado. Ainda desentrosado, procurando um melhor posicionamento em campo, com uma grande carga de nervosismo que envolvia a situação. Ele e Thiago Neves têm que jogar mais próximos um do outro. Pelo menos por enquanto, já que o time não tem um bom atacante. Isto, aliás, acredito que será determinante para um bom, ou ruim, desempenho do jogador. Afinal, R10, como homem de armação, depende de quem está à sua frente. Deivid, definitivamente, não será este homem. Assim como Wanderley, que me desculpem os flamenguistas que acham ele o novo Obina. Os dois são muito fracos. Também não creio que Diego Maurício - disparado o melhor dos três -, por motivos de características, seja este atacante. A contratação de um bom atacante, que dê opção de tabela, seja a referência, tenha velocidade e inteligência semelhante a do Gaúcho pode ser o fiel da balança para Ronaldinho ir bem na nova casa. Posso estar sendo rigoroso, mas entendo que investir tanto em um jogador como R10, sem ter um atacante à altura, é um investimento feito pela metade.

Já o Botafogo, mais uma vez não jogou bem. Enquanto o Bangu, pelo contrário, jogou muitíssimo bem. Destaque para o camisa 8 Thiago Galhardo, que, ao lado do goleiro Jefferson, foi o melhor jogador em campo. Não é exagero dizer que o alvirrubro dominou o jogo do início ao fim. Antes de estar perdendo o jogo, por uma infantilidade do zagueiro que pôs a mão na bola dentro da área, já podia estra vencendo por 2 a 0. Só não estava por seus atacantes darem um show de incompetência, enquanto Jefferson, de novo, justificava suas últimas convocações.

Mas, aos trancos e barrancos, o Bota estava vencendo até os 35 do segundo tempo, quando foi penalizado pela atuação fraca, mas já esperada. Muito em virtude das mudanças que Joel fez no time. Dando chance para Fahel, que cometeu um pênalti desnecessário, e Alessandro, que, assim como Fahel, teve péssima atuação. Houve também as estreias de Arévalo Ríos e Márcio Azevedo. Este último fez um bom primeiro tempo, mas cansou no segundo. Entretanto, deu demonstrações de que pode ser muito útil à equipe. Já o uruguaio deixou claro que sentiu a falta de ritmo de jogo, o que é natural para quem estava três meses sem atuar.

O Botafogo, assim como o Flamengo, é carente de um atacante. Apesar de ter Loco Abreu, o uruguaio não tem um parceiro que saiba o explorar. Herrera erra quase tudo que tenta, apesar do esforço de sempre. Graças a excepcional partida de seu goleiro, o Glorioso somou um ponto e ficou muito perto e garantir a classificação para a semifinal da Taça GB. Por isso, é bom que o técnico Joel Santana tire esta partida de lição para o próximo domingo, quando enfrentará o Fluminense, em grande clássico no Engenhão, que valerá a liderança do Grupo B. Se cometer os mesmos erros, não terá Jefferson que dê jeito.

19 comentários:

  1. Dêividi titular = Fla com 10
    Looxa tem atacante sim: Vãderlêi, muito ídolo!
    Se Obina é melhor que Etô, Vãderlêi é melhor que Obina! Entendo porque ele é banco, se começasse jogando seriam 3 por partida, na mérdia, porque na fódia seriam uns 4 ou 5.
    Vãderlêi na seléça, Mânu!

    ResponderExcluir
  2. Ontem ao assistir o jogo pela tendenciosa TV Globo - emissora esta, que faz questão de externar suas crenças - notei logo de cara que a vinda de um jogador mundialmente conhecido é sinônimo de uma comemoração eloquente.

    Vinhetas, rios de elogios e até mesmo um mosaico, que mereceria até aplausos, não fosse a analfabeta torcida do Flamengo escrever "Bem-Vinod", ao invés de "Bem -Vindo". Me pergunto: Não deveria ser uma coisa normal? Um fato como outro qualquer? Afinal, de que adianta ter o melhor futebol do mundo, senão temos os melhores jogadores do mundo atuando em campeonatos nacionais e estaduais?

    Opiniões pessoais à parte, o Flamengo fez uma partida não muito convincente. Criou jogadas de perigo, mas sofreu pressão boa parte do jogo. Se o atacante do New Iguaçu, time que chegou a ser comparado ironicamente pelos grandes sábios comentáristas globais com a "laranja mecânica" holandesa, não tivera sido batizado de Alex Faria, ele com certeza "Faria" aquele gol. Já vi vovó fazer alguns mais difíceis.

    Mas futebol é isso, quem não faz leva. Não importa se o gol é feio, ou cagado, como foi o caso. Tá lá na rede, o time da Gávea garantiu os 3 pontos. Minha vó sempre dizia: se conselho fosse bom, ninguem dava, vendia, mas o clima de oba-oba na Gávea vai ser um balde de água-fria muito em breve.

    E fica a pergunta: Afinal, quando o Ronaldinho estréia?

    Já o meu querido e amado Glorioso mais uma vez deixou a desejar. O ilustríssimo e detentor de 8 títulos cariocas não está fazendo juz ao cargo de "Rei do Rio", ao entrar com formações 3-5-2 e jogando na retranca. É questão de tempo para sofrer gols. A ilusão de pegar times pequenos e meter de 4, 5 é passageira. Quando realmente jogar com times bons, verás que o buraco é mais embaixo. O problema é se for tarde demais. Senão fosse nosso goleiro da seleção brasileira, diga-se de passagem, o resultado final poderia ter sido inclusive pior.

    Mas há males que vem para o bem. Pegar o Flamengo nas semifinais e derrotá-los com o "melhor do mundo" não tem preço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente não adiantará (quase) nada ter Ronaldinho com Deivid de finalizador. Entretanto, discordo de que Wanderlei não possa ser este jogador. Com R10 não é necessário ter um grande atacante, basta apenas não ter o Deivid pra atrapalhar. O tempo dirá.

    ResponderExcluir
  4. Flamengo não jogou nada na estreia do Ronaldinho Gaucho,que também teve atuação discreta.Os flamenguistas estão achando que estão com melhor time do Brasil nesse momento,achando que vão ganhar tudo,acho melhor eles tomarem cuidado.Quero deixar uma pergunta no ar:O Ronaldinho Gaucho seria maior que o Flamengo?É o que está parecendo...

    ResponderExcluir
  5. Uma estreia super valorizada pela mídia que quase passou em branco se não fosse o Wanderlei fazendo o gol as 40 do segunto tempo graças a paçocada que o goleiro do bangu deu...Infelizmente a mulambada possui um pacto com o coisa ruim e sempre tem sorte nesses momentos....Já o ofguinho está mostrando que realmente é um time limitado e que precisa de reforços pra sulamericana,brasileiro,copa do brasil,...O melhor da niote ficou por conta do toliminado timão..chupa corintians!!!!!!!vai disputar agora apenaso paulista e brasileiro...huahuahuahuahu

    ResponderExcluir
  6. Folha Seca

    Me parece que o Botafogo seque firme, tentando ser o clube que mais leva jogador a seleção. Parece que o foco é esse. Da maneira que joga, parece que quer mostrar bem para o Mano que o gefersson tem que ir pra selçao, e tem que ir mesmo.

    Ja o Flamengo, normal, um time que nao tem mobilidade nenhuma ofenciva, apenas quando Leo Moura leva no fundo que sai algo. Triste é ter q escutar certas pessoas que parece ser Profissional, mas que na verdade são apenas torcedores, pior que de botequim de beira de estrada, esse Herick faria chega dar nojo, pior que ele so o auxiliar tecnico Victorino chermont, e o grande Jose carlos Araujo hoje me fez dar nojo tambem, que falou que o Ronaldinho fez o fla ficar com bom astral , e ate ganhar a copinha ..... eu sou idiota, Prazer Retardado.

    ResponderExcluir
  7. Voce realmente está SE superando nas excelentes considerações sobre o nosso futebol carioca!

    ResponderExcluir
  8. R10, thiago neves, diego mauricio e wanderley, belo ataque do flamengo para o ano, só falta agora ajustar a zaga. AVANTE MENGO!!

    Pedro Neves

    ResponderExcluir
  9. Concordo com quase tudo publicado, mas reitero que foi uma atuação proveitosa do R10. Se ele, que não jogava desde o ano passado, treinou sob forte calor, está se readaptando ao futebol brasileiro, conseguiu correr 90 minutos (Deivid não corre isso, Felipe do Vasco também não) e acertar alguns bons passes (errando outros é verdade), dando a impressão que além de mais fino, está entrando centrado. Me lembra muito a virada dada pelo Ronaldo Fenômeno quando este teve a segunda lesão no joelho e o deram por acabado. Com 30 anos (um pouco depois do Fenômeno eu sei) ele ainda pode voltar a jogar muita bola, não como em tempos de Barcelona, mas o suficiente para sobrar no futebol brasileiro, mesmo sem um grande atacante ao seu lado!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da estreia do Ronaldinho. Por vários aspectos o Flamengo sai ganhando com ele no elenco. Falando sobre o jogo em si, o Ronaldinho foi mais importante mesmo ao atrair a galera rubro-negra ao Engenhão, e num momento do jogo que ele se vira pra torcida e a chama pra cantar e fazer a festa enquanto o time ainda empatava e tinha dificuldades e apesar de ter mais a posse de bola não conseguia marcar gol. a partir dali, quando R10 chamou a torcida foi que ganhamos o jogo.. a torcida se empolgou e por consequencia empolgou o time. Não se esqueçam que o time do Flamengo é imbatível mesmo quando joga com a torcida, seu 12º jogador! quanto ao ataque, é perceptível a raça e a velocidade que o wandereley tem e o deivid não tem. é natural o deivid perder a vaga, a não ser que ele desencante e comece a marcar 1 ou 2 por jogo, se não o wandereley vai ser titual ou o drogbinha quando voltar da sub20..
    o Ronaldinho por enquanto mudou só o astral, mas já já vai começar a distribuir canetas, chapéus, lançamentos e passes milimetricos e golaços!

    abcs a todos!
    saudações rubro-negras!

    ResponderExcluir
  11. Boa vini esta mandando muito bem nos posts, continue assim...sua analise foi muito boa...agora sobre o comentario do goti, pelo amor de deus, nao tem como moderar nao?? ahahhaa

    ResponderExcluir
  12. Espero que o Botafogo cresça na hora certa, assim como no ano passado!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, só não concordo com a comparação do Wanderley ele com certeza é melhor que o Obina. Realmente ele não é, nem será nenhum craque mas pode se dar bem.

    ResponderExcluir
  14. Valeu, rapaziada. Entrem com frequência. vou estar atualizando umas 3,4 vezes na semana.

    ResponderExcluir
  15. Bom, concordo em tudo na parte referente ao rubro-negro. A necessidade de um finalizador em campo é uma realidade para maiores pretensões durante o ano ...Muitos comparam os resultados conquistados por Adriano aos frutos a serem colhidos pela nova estrela, erram ! Gaúcho não é e nunca foi atacante ! Faz gols sim, mas artilheiro não é o seu real papel...
    Quanto ao glorioso, nosso Natalino continua com erros infantis querendo tirar o coelho da cartola. Já chega de chances para Fahel e Alessandro !!! O jovem Bruno Thiago em poucas atuações ja nos mostrou o que em anos não vimos com o fraquíssimo volante e Alessandro completou incríveis 200 jogos !!! Tudo bem que na parte defensiva não atrapalhe muito, mas já no ataque...
    Ataque que anda a meia bomba, Abreu voando e Herrera pelas tabelas, tudo bem que passou três meses parado...mas
    E domingo tem clássico ....o Fred tá aí hein ....

    ResponderExcluir
  16. Estreia bem fraca dele ein?? Ate rivaldo com 38 anos fez mais coisa... Mas a culpa nao eh dele nao!! Esse time do Flamengo eh ridiculo... Nao vai ganhar nem carioca esse ano!

    ResponderExcluir
  17. Pena que a inveja um dia mata! Thiago Neves não fez nada na estréia, chegou pra cima do quase rebaixado no Carioca Vasquinho e deu um chapéu na "muralha" da planicie( bem mediano esse mané)! Ronaldinho também, na boa, se ele jogar metade do que sabe, vai levar no bolso! Adriano veio, de 30 partidas jogou 15, saiu artilheiro e campeão Nacional! É só esperar e parar de blablabla e conversa fiada, pq se Ronaldinho tivesse no Vascú, FlorminenC e Botinha neguinho ia ficar calado e ver o cara jogar!

    ResponderExcluir
  18. Porra cara, dizer q ronaldinho nao estreou, q jogou mal, isso é sanagem... ele mostrou q é diferenciado, com os poucos toques na q deu na bola. Errou? claro! Que jogar que veste o manto sagrado pela primeira vez nao fica nervoso?? É de deixar ate o melhor do mundo nervoso... mas aos poucos ele se acalma e o numero de erros sera bem menor e o nervosismo do mando passará... O q ele tmb demosntrou é a nossa ausencia total de um homem de area... mas mesmo assim estamos entre os melhores times do brasil... podemos nao ser os melhores, mas estamos entre eles...

    ResponderExcluir
  19. Concordo com seu ponto de vista relacionado ao campeonato carioca, mas discordo das suas palavras sobre Ronaldo. Logico que sobre o futebol cada um tem um ponto de vista, no entanto, no meu ponto de vista, Ronaldo é e sempre será um Fenomeno. Ass Juvena

    ResponderExcluir