quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Renato dá aula de futebol no Engenhão; e após Fla x Avaí fica a pergunta: é coincidência ser prejudicado em SC?


Muito bem armado, consistente e agressivo, o Botafogo conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. O gol, logo no início, fez com que o jogo ficasse mais tranquilo do que já era previsto, em função dos vários desfalques do Palmeiras.

Neste duelo, dois jogadores tiveram uma atuação acima da média: Renato e Maicosuel. O camisa 7 fez, disparado, sua melhor partida no Campeonato Brasileiro, enquanto o volante se transforma em um jogador a cada dia mais indispensável à equipe.

Finalmente, Maicosuel fez o que se esperava dele: driblou, armou e finalizou. Até gol saiu. Não precisaria para que seu desempenho fosse destacado, mas balançar as redes coroa sua partida.

Oito de ouro

Um pouco mais atrás, na cabeça da área, tivemos uma aula de futebol. Confesso que quando o Botafogo acertou com Renato, eu esperava um grande jogador, mas não tanto e nem com tais características: cadência e roubo de bola.

AGIF
O camisa 8 conhece os atalhos, não erra um passe, rouba muitas bolas, facilita as mais emboladas jogadas, e tudo isso sem aparentar o menor esforço. Além do mais, é um exímio cobrador de faltas. De seus pés saíram os dois primeiros gols do Glorioso. Com 22 minutos, o jogo estava resolvido. Dali em diante, foi só uma mera exibição.

PS: Só registrando que o Cortês, pela segunda vez seguida, foi o pior jogador do Botafogo. 



Vá a Floripa e volte irritado com o juiz

Após ser derrotado para o Avaí e amargar seu quinto jogo sem vitória, o Flamengo passa por um momento esquisito na competição. Perdeu alguns jogadores de defesa, outros caíram de produção e, diante do Leão, a equipe contou apenas com “quatro” jogadores: Felipe, Willians, Renato e Ronaldinho. É muito pouco para quem quer ser campeão. 

Contudo, não há motivo para desespero. O rubro-negro está no bolo e acredito que vá brigar até o final, pelo menos, por uma vaga na Libertadores. O Brasileirão é equilibrado, e todos os times passaram ou passarão por momentos assim. Só acho interessante procurar ver seus os próprios erros do que culpar o fracasso na arbitragem. Se bem que... 

O que me chamou atenção neste jogo foi justamente uma coincidência que envolve a arbitragem. 

O Flamengo reclama da atuação do trio, que, descaradamente, prejudicou-o. O curioso é que esta é a segunda vez, que eu me lembre, que o clube protesta veementemente contra a CBF. Da outra vez, fora na partida contra o Figueirense, em Santa Catarina.  Duas vezes em Florianópolis? Você pode pensar que foi uma mera coincidência, mas acho que não. 

O Botafogo foi prejudicado em dois jogos em 2011. Adivinhe contra quem e onde? Pois foi contra o Avaí, pela Copa do Brasil, que acabou em briga na Ressacada, e contra o Figueirense, no Scarpelli, já no Brasileirão. Nas duas partidas, os sopradores de apito inventaram pênaltis que determinaram o fracasso do Glorioso.

Também aconteceu com o Fluminense, quando foi jogar contra o Avaí, lá, com a injusta expulsão do Rafael Moura, apesar de ter vencido o jogo.

Acho muita coincidência tantos erros contra times cariocas sempre no mesmo lugar, sendo que, no restante da temporada, nenhuma arbitragem os deixou tão irritados.

Vale lembrar que em Santa Catarina se localiza a sede da ANAF (associação nacional dos árbitros de futebol).  Mas cuidado antes de criticar os juízes, a entidade não gosta e dá a entender que é vingativa.

2 comentários:

  1. Realmente, o Renato foi uma ótima contratação...sempre teve qualidade, fazia dupla com o Paulo Almeida, que fez seu nome jogando ao lado do Renato, acabando essa dupla, acabou o futebol do Paulo Almeida...Esse meio campo do botafogo tem muita qualidade, todos ali sabem jogar, inclusive o Marcelo Matos...

    Sobre o Flamengo, tirando o Renato, Felipe e R10, o time foi mto mal individualmente e taticamente, Willians apesar de algumas roubadas de bola, jogou mal, não deu cobertura, jogou como um peladeiro...Leo Moura está em uma péssima fase, o Negueba é no máximo um bom banco, se limita a jogar nas pontas, mas nunca com uma jogada incisiva...e esperar o que do botinelli, o cara tem tamanho de uma criança de 12 anos com a velocidade de uma pessoa com 50 anos...

    ResponderExcluir
  2. Botafogo cada vez mais consistente no campeonato. Se continuar assim, daqui a pouco não veremos mais ninguém na nossa frente. Já tem time até adiando jogo com medo de nos enfrentar.
    Faltam 18!
    Avante, Glorioso!

    ResponderExcluir