quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que considerar na hora de se montar um elenco para a Libertadores?

Nesta quarta-feira, três times do Rio entraram em ação. Infelizmente, devido ao trabalho, só pude acompanhar o jogo do Botafogo na íntegra. O do Fluminense só assisti ao segundo tempo, enquanto o do Vasco, nada. Mas o pênalti dado, assim como a expulsão do zagueiro do ABC, foi um absurdo.

BOTAFOGO

Apesar da tranquila vitória de 3 a 0 do Bota, é impossível fazer qualquer julgamento de uma possível melhora da equipe. O Paraná é disparado o pior time que o Glorioso encarou neste ano. Até porque o jogo contra o América só vai acontecer na última rodada da Taça Rio. Frágil tecnicamente, sem força ofensiva e deficiente na marcação. Se a equipe carioca fosse de mais qualidade - em outras palavras, se o Herrera não fosse tão ruim -, era jogo para seis ou sete.

De qualquer forma, excetuando a troca do ingênuo Joao Filipe pelo estabanado Márcio Rosário –  este cidadão, se a diretoria se der ao respeito, não joga mais pelo clube -, as alterações no time foram boas. Batem com a minha visão de futebol. Bruno e Arévalo são melhores do que Mancha e Somália (muito significativo, né?), embora este último tenha moral com Caio Jr. e deva voltar no clássico de domingo.

Para não falar que o Paraná não tem nada de bom, o jovem atacante Diego me pareceu ser um jogador bastante interessante. Já o mais badalado, Kelvin (vendido ao Porto), mostrou qualidade, mas nada de extraordinário. Até porque o resto do time não ajuda. Vale a pena ficar de olho nesse Diego!

FLUMINENSE

Sobre o Fluminense, a tragédia já era mais que anunciada. E começou a ser construída logo na estreia da equipe, quando empatou com o frágil Argentinos Juniors no Engenhão. Ficou ainda pior quando o tricolor não conseguiu vencer o Nacional, um pouco melhor que o time argentino, mas também bem abaixo do nível técnico do time carioca.

Lesões, falta de estrutura, abandono de treinador, troca descoordenada de gestão...enfim, motivos não faltaram para que o time fosse eliminado já na primeira fase. Ainda não está, mas à beira. Para que o milagre aconteça, o Flu tem vencer o Argentinos Jrs. em Buenos Aires e torcer para o América vencer o Nacional em Montevidéu.

Que fiquem algumas lições não só para o Fluminense, mas como para todos os clubes que forem disputar a Libertadores. Na hora de montar o elenco, alguns quesitos são determinantes para que um time BRASILEIRO vá bem neste tipo de competição. Perguntas têm de ser feitas no momento de decidir se deve-se ou não contratar tal jogador.

O cara é 'macho'? Tem experiência na competição? (Se possível, contratar alguns hermanos. Afinal espanhol é a língua da arbitragem). E, por fim, pense na qualidade técnica. Com o Berna no gol já começa tudo errado.

O mais trsite é que, apesar dos pesares, o Fluminense teria elenco para chegar longe na Libertadores, eventualmente até vencer, mas o próprio clube foi seu maior adversário e agora vê o sonho adiado. Com a saída da Unimed no fim do ano, o cenário fica ainda mais preocupante. Não que fosse boa para o clube esta parceria, mas, no momento, é um mal necessário.


FOTOS: AGÊNCIA PHOTOCAMERA

2 comentários:

  1. Com relação ao Botafogo, também concordo que é cedo para um prognóstico. O time desaprendeu a atacar, a se impôr e isso afeta no começo, credito a má fase de Herrera, Caio, etc. ao antigo treinador que não trabalhava fundamento e treino tático e sequer uma jogada ensaiada. Ontem, vi um time já diferente, com um Herrera sem confiança mas inteligente(3 assistências),um time confiante, indo pra cima. Evolução de Márcio Azevedo e João Felipe, e um técnico que mexe pra melhor! Estou animado, pois acho que tá melhorando. Agora, que é notório o desconforto do time com o antigo técnico, isso é! E Márcio Rozário...sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. Flumense e botafogo jamais terao um titulo desse porte, nao sei pq a decpçao... porra caio jr é sacanagem né, prof pardal do caralho, vai indo bem, do nada quer criar algo diferente e se fode.... quero q ele continue assim, sem ganhar nada hahaha

    bjs e fui

    ResponderExcluir