domingo, 10 de abril de 2011

Quem freia o Flamengo?

Vipcomm 
O clássico deste domingo foi mais uma mostra das deficiências do Botafogo e da eficiência do Flamengo. Não tive acesso aos dados da partida, mas não me assustaria se mostrassem que o alvinegro teve mais posse de bola e finalizações que o rival. Sem dúvida é um ponto positivo do trabalho de Caio Júnior, mas com as peças que ele dispõe, não vai conseguir grandes resultados.

Já o Flamengo impressiona pela segurança com que joga. Luxemburgo faz um excelente trabalho – não somente quanto à montagem do time, mas na condução do futebol do clube -, algo que eu duvidaria que acontecesse, e que só vai efetivamente se concretizar caso conquiste algum título.

O trabalho impressiona devido à qualidade time, que a meu ver não é tão bom quanto seus números. Os zagueiros são fracos, assim como o lateral-esquerdo e o atacante. Ou seja, de 11, mais de um terço não preenche os requisitos exigidos pela torcida. Contudo, o sucesso desta equipe se explica pelos jogadores-chave: Léo Moura, Willians e o trio de armadores, que dão o equilíbrio em todos os setores. O lateral e o volante, por exemplo, são dos melhores de suas posições no Brasil.

Daqui pra frente, a dificuldade vai aumentar, mas o cartel do Flamengo em 2011 lhe concede o moral necessário para entrar como favorito diante de qualquer adversário. Quanto ao Botafogo, melhor a diretoria agir rápido e bem, pois o elenco atual é candidatíssimo ao rebaixamento no Brasileirão. Trazer Ricardinho e Andrezinho é retrocesso. Lógico que não vai piorar o time, mas só vai maquiar os problemas graves da equipe. Além de dois meias, um bom atacante, pelo menos, se faz necessário. Botafoguense, a eliminação precoce pode ser um mal necessário. O Vasco está aí como prova.

Conca deu um alento à torcida tricolor neste domingo. Um golaço e dois passes inteligentíssimos. Mas tem que jogar assim nas partidas decisivas. O ponto fraco do argentino.

Araújo, sempre que tem oportunidade, comprova minha teoria. É bem melhor que Emerson.

O Vasco teve dificuldades, mas perdeu gols incríveis. Incríveis como as defesas do veterano Flávio, goleiro da Cabofriense. Bernardo marcou mais uma vez. Com a cabeça no lugar pode ser um jogador muito mais importante. Apesar da boa fase do time, não vejo o Vasco disputando a final do campeonato, mas seria ótimo para o futebol carioca.

Tal como no Fluminense, minha preferência por atacante vai de encontro a do treinador. Elton é melhor - não muito, mas é - do que Alecsandro.

E parabéns de novo para o departamento de marketing, que assim como fez após a tragédia no Japão, homenageou - de forma inteligente - as crianças mortas na chacina de Realengo.

6 comentários:

  1. Só não concordo na parte que diz que o Willians é o melhor volante do brasil... é um bom trombandor, e só

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog, esta cada vez melhor!
    Voce foi muito coerente; o flamengo ta sendo eficiente e o botafogo ta fudido esse ano hahaha.
    abracos!

    ResponderExcluir
  3. VOLTA LEANDRO GUERREIRO URGENTE. CONCORDA VINICIUS?

    ResponderExcluir
  4. O mengão está no caminho certo, mas é melhor evitar o oba oba e garantir logo o título da Copa do Brasil que está fácil pela chave que está. Daria mais tranquilidade pra jogar o Brasileirão com a vaga já garantida pra libertadores.

    ResponderExcluir
  5. Ponto chave do flamengo é que, mesmo nao jogando um futebol aplaudível, tem jogadores que decidem, como fez Ronaldinho na final da Guanabara e Thiago Neves neste ultimo classico. A dupla de zaga fraca se safa no willians e no maldonado, que fazem os combates e os zagueiros jogam só na sobra. Nenhum dos 2 têm competencia pra enfrentar bons atacantes.

    ResponderExcluir