segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quarta rodada refletiu o momento dos times cariocas

A quarta rodada do brasileirão pode ser considerado emblemática. Foi o exato retrato das equipes até agora na competição. A começar pelo Vasco, que há poucos dias conquistou a Copa do Brasil e já garantiu sua vaga na Libertadores, é natural – embora o torcedor mais exigente não admita - que o time acabe relaxando.

Marcelo Sadio
No dia da reapresentação do ídolo Juninho Pernambucano, o treinador Ricardo Gomes escalou uma equipe mista, que não foi capaz de fazer com que o dia que começou com festa, terminasse da mesma forma. Enquanto isso, o Figueirense, apesar de no momento não estar mal na tabela, é candidato sério ao rebaixamento. Com poucas exceções, o elenco não conta com peças de qualidade. Até o momento, não vi meio-campo tão frágil, com Ygor, Túlio, Coutinho e o pobre coitado do Maicon, que destoa positivamente dos companheiros.

Sátiro Sodré-AGIF
No domingo o Botafogo, com algumas ressalvas, foi o único time do Rio que mostrou alguma melhora. Na verdade, a melhora foi de Elkeson, que a cada jogo vai dando demonstrações de que em pouco tempo será o verdadeiro dono do time, ofuscando Maicosuel e – quem sabe? – Loco Abreu.

Como em todas as partidas deste Brasileirão, o alvinegro foi igual ou melhor do que o adversário na primeira etapa e muito inferior na segunda. Nem com um jogador a mais e jogando em casa a equipe conseguiu se impor, passou um sufoco desnecessário. Mas o importante foi que a vitória veio, e diante do bom time do Coritiba.

Fica a pergunta: o que o Herrera tem de fazer para sair do time?

No Fluminense houve muita expectativa na estreia de Abel Braga para pouco futebol. Já com seis minutos, depois de Deco perder uma bola na intermediária, a zaga e o goleiro também falharam, e o Corinthians já abriu o placar.
Photocamera

O tricolor tinha a bola, mas pouco ameaçava. Quando chegou perto, o goleiro Júlio César – que eu não sei por que é criticado por alguns – apareceu bem. Já o Ricardo Berna, justificando minha opinião sobre ele (pior goleiro da primeira divisão), falhou de forma ridícula no chute de Paulinho, lance que culminou no pênalti cometido por L. Euzébio. Gol que praticamente fechou o caixão do Fluminense. Fred, fora de forma, e Tartá, não incomodaram nem um pouco a defesa adversária.

Estou longe de ser um fã de Rafael Moura, mas mais vale um He-Man inteiro do que o Fred atual.

E, por fim, o Flamengo, que foi exatamente o que vem sendo durante todo o ano. Conseguindo resultados muito melhores do que suas atuações. A realidade nua e crua é que apesar de ser campeão carioca e só ter perdido um jogo no ano, o time não joga absolutamente nada.

Vipcomm
O rubro-negro é extremamente dependente de dois jogadores para criar: Leonardo Moura e Thiago Neves. Um vem de contusão e o outro foi preterido na seleção brasileira e, pouco antes do jogo, recebeu uma intimação de um oficial de justiça. Normal que estivesse abalado. Com os dois pouco inspirados, ou quando Renato não acerta uma de suas faltas, dificilmente vai acontecer alguma coisa boa. Ah, sim. Acontece quando Luxemburgo resolve colocar o Diego Maurício. Novamente foi o jovem quem resolveu.

Na minha modesta opinião, já não cabe mais achar que ele só sirva como arma para o segundo tempo. E sobre Ronaldinho Gaúcho eu me recuso a comentar. Quem quiser achar que ele ainda vai jogar alguma coisa que continue se iludindo.

Um comentário:

  1. Vini,

    Em relação ao Flamengo existem alguns pontos críticos. Muitos dizem que a zaga rubro-negra é ridícula, entretanto, o ataque anda no mesmo ritmo, com Deivid e Wanderley. Por que o Luxa não escala o Drogbinha ou Negueba, de preferência juntos??? Ouvi dizer que o Luxa não se interessa por eles pois não ganha $$$$ nada com isso. Pelo visto, vamos perder nossos craques para o exterior como em outraora sem testá-los, efetivamente. Já vi esse filme: depois pagamos uma baba para revê-los por aqui. Vale lembrar que o Luxa quando esteve no Santos deixava o Neymar no banco só porque ele era marrento. Impressionante!!! Cadê o Negueba que a torcia pedia no estádio???

    Joel, Joel, ...

    ResponderExcluir