quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tirando o atraso

Confesso que nos últimos dias têm sido meio entediante falar de futebol. Quando o Campeonato Brasileiro começava a ficar interessante, aparece essa Copa América, que só esquentará nos mata-matas. Isso se os favoritos passarem.

E como esse desânimo acabou me afastando por alguns dias do blog, vou retomar o assunto hoje, por tópicos.

Argentina e Brasil na Copa América

O péssimo futebol apresentado tanto pelo Brasil na estreia quanto pela argentina nas duas partidas tem motivos semelhantes, mas também cada um com suas peculiaridades.

Acho cedo fazer muitas críticas à Seleção Brasileira. Já vimos que de uma hora para outra ela pode encaixar, e quando encaixa, fica difícil de segurar. Tenho restrições quanto a alguns – poucos – nomes. Especialmente Robinho e Ramires, os mesmos que Mano sacou no treino desta quarta. O primeiro já teve uma porção de chances e nunca conseguiu ser “o cara”. Há muito já não é aquele Robinho do Santos, embora seja um excelente jogador, para clubes brasileiros.

Quanto a Ramires, sinceramente, nunca demonstrou futebol para jogar na Seleção. É um rapaz esforçado, tem velocidade, mas para ser titular do Brasil precisaria de muito mais. Hernanes e Anderson são muito – mas muito mesmo – mais jogadores que Ramires.

Mas mesmo com os dois a tendência é que o Brasil apresente um futebol melhor. Até porque se não apresentar, vai perder para o bom time do Paraguai. Aí a coisa vai ficar bem feia, mais do que deveria. Até porque continuo achando que Mano Menezes é o técnico ideal para o cargo.

O problema dos hermanos é muito claro. Não sei se o futebol argentino anda tao mal assim das pernas, mas não acredito que não existam volantes melhores que Mascherano, Banega e até mesmo Cambiasso, o qual nunca vi nada demais. E é inadmissível que a Argentina jogue com três volantes e três atacantes, sem nenhum meia para fazer a ligação. Logo a Argentina, maior polo formador de meias habilidosos.

O péssimo esquema de Batista prejudica Messi e Tevez, que são jogadores espetaculares, mas que nesse time não conseguem jogar. Ainda cabe uma observação quanto ao fraquíssimo sistema defensivo.

No meu entender seria o ideal escalar Tevez, Aguero e Messi – na ponta direita, pelo amor de Deus – no ataque, com Pastore fazendo a ligação.

O segundo empate não foi tao ruim quanto pareceu, pois agora o time encara a Costa Rica Sub-21. Se não vencer...nem quero imaginar.


Fluminense

Emocionante a despedida de Conca, um ídolo de verdade! Palavras verdadeiras, com personalidade e sobriedade. O argentino merece essa fortuna que vai receber na China.
Não vou entrar no mérito se foi certo ou não vendê-lo, mas as quatro partes envolvidas na negociação (clube, Unimed, Traffic e jogador) queriam.

Flamengo

Parece que a previsão do técnico Vanderlei Luxemburgo está se confirmando. Ronaldinho, mesmo sem ser o melhor do time nem nada disso, já deu uma boa melhorada. A sequência de jogos está sendo mais proveitosa do que a semana livre para treinos.Será que é por que sobra menos tempo para sair?

Mas, conforme eu escrevi no meu primeiro post, em fevereiro, o R10 só vai poder brilher de verdade quando a equipe tiver um ataque decente à sua frente.

Vasco

O Vasco joga o Brasileirão, mas está doido para que o ano acabe e comece a Libertadores. Juninho Pernambucano estreou. Se não foi brilhante, fez um gol ao seu melhor estilo. Um grande cartao de visitas. A expectativa é a melhor possível.

A outra boa notícia foi a saída de Ramon. Para mim, era o mais fraco titular da equipe, o que pior fazia sua função, tanto no ataque como na defesa. Gostava de aparecer para torcida, um Ruy Cabeção canhoto.

Ricardo Gomes e Rodrigo Caetano mostram que estão atentos. Bom para o Vasco. Mas precisam trazer um outro para a posição. Márcio Careca só é "menos pior" que Ramon.

Doping de Cielo

Quando saiu a notícia do doping do Cesar Cielo, sem ler o conteúdo da notícia, eu imaginei a mesma justificativa que ele deu. “Tomou um suplemento que veio contaminado...” E eu estava propenso a acreditar. Por sinal, tanto ele como a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) garantiram que a farmácia (Anna Terra) do interior paulista admitira o erro.

Contudo, com o passar dos dias, mais ainda após aquela coletiva ridícula, de terno, lendo uma cartinha redigida pela assessoria, totalmente artificial - sem querer dazer nenhum trocadilho. Para mim, a palavra de Cielo, que sempre foi conhecido fora das piscinas pela forte personalidade, sem papas na língua, perdeu o peso.

Se ele realmente não deve nada, se não fez nada de errado, como já adiantou sem que as investigações cheguem ao fim, por que não abriu a coletiva para perguntas? Será que deve alguma coisa? Eu continuo duvidando, mas ficou no ar.

Ah, e a farmácia já repudiou as afirmações do nadador e negou que tenha cometido qualquer tipo de falha na manipulação dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário