segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clássico Loco para um árbitro trapalhão

O clássico deste domingo, entre Fluminense e Botafogo, foi eletrizante do início ao fim. Porém, o árbitro Gutemberg de Paula, o mesmo que apitou a final da Taça Rio de 2010, marcou três pênaltis duvidosos e distribuiu cartões de forma desnecessária, o estragou.

Já começou se complicando ao expulsar, erroneamente o volante Valencia - graças à pressão feita por Loco Abreu -, que nem encostou em Herrera no lance que originou o segundo amarelo. Para compensar, expulsou Marcelo Mattos, numa jogada que era para cartão amarelo e nem os jogadores do Flu esperavam o vermelho, que dirá o capitão do Botafogo.

Mas ainda não tinha sido nessa jogada que Gutemberg iria se perder de vez na partida. Foi na bomba de Renato Cajá, ao lado de Jefferson, o melhor jogador em campo. O canhoto, que já havia marcado um golaço e posto uma bola na trave, acertou mais uma. A gorduchinha pegou no travessão, quicou e entrou, embora a camera da TV absurdamente não deixe claro, eu estava no estádio e deu para ver que entrou.

Na jogada seguinte, uma mistura de azar com incopetência do trio de arbitragem, Rafael Moura marcou seu segundo gol na partida. Cntudo, estava em posição ilegal ao aproveitar o rebote de Jefferson.

Ao descer para o vestiário, muito vaiado pela torcida do Botafogo, o juiz, certamente, ficou sabendo de seus dois erros a favor do Fluminense e, com isso, passou a fazer de tudo para que o alvinegro empatasse na segunda etapa. E foi isso que ele fez.

Para começar, o lance que originou o primeiro pênali marcado. Mariano rouba a bola de forma limpa de Márcio Azevedo. Gutemberg marca falta. Na batida, o homem de preto marcou pênalti que não houve. Loco Abreu - de forma irresponsável, mas tem crédtio - perdeu fazendo a cavadinha. Eu sou contra esse tipo de batida. Se fizer, ótimo, mas apenas cumpriu a obrigação. Se perder, se torna uma falta de respeito com os outros jogadores, que estão se entregando para vencer.

Mas estávamos apenas com 6 minutos de segundo tempo. Aos 8, possivelmente chateado com o desperdício de Abreu, o árbitro inventou mais um pênalti para o Botafogo. Dessa vez, Loco mostrou que a personalidade é a sua grande caracteística e repetiu a cavadinha, mais para o lado esquerdo. Cavalieri não esperava tanta loucura.

A partir daí, aliviado com o empate, o árbitro cessou a lei da compensação e, com faltas, começou a travar cada vez mais o jogo. Se no primeiro tempo os alvinegros foram quem mais sofreram nas mão do juiz, no segundo os tricolores perderam a cabeça logo no início com as penalidades. Fred chegou a pedir para sair e bateu boca com Muricy Ramalho.

Com tanto nervosismo - era difícil não ficar, mas não se podia -, o Flu se perdeu. Com Renato Cajá insipiradíssimo - e que me perdoem os rubro-negros, mas teve atuação de R10 -, o Botafogo chegou ao terceiro numa grande jogada entre o meia e Herrera, que finalizou por cima de Diegol Cavalieri. 3 a 2 Botafogo.

Tudo isso antes do tempo técnico. Após a parada, Muricy ajeitou seu time e passou a tomar conta do jogo. Enquanto o adversário esperava encaixar um contra-ataque para matar o jogo, o Fluminense pressionava. Especialmente com Carlinhos, se aproveitando do cansaço do lateral direito Alessandro, que fez grande partida. Este foi o grande duelo do jogo e Alessandro levou a melhor.

Com Carlinhos, duas vezes, e Araújo, uma, o tricolor chegou muito perto do empate. Mas Jefferson, um dos melhores goleiros da atualidade, mostrou por que vem sendo convocado. O camisa 1 alvinegro garantiu a vitória. Heróica, mas manchada pela atuação desastrosa do árbitro Gutemberg de Paula. Qualquer um dos dois times poderia ter vencido, sorte do Botafogo, que, se fizer seu papel, terá um caminho tranquilo até a quarta final seguida de Taça Guanabara.

30 comentários:

  1. Grande Vinicius, o Fogão mostrou ontem que tem qualidade para jogar contra qualquer um. No maior teste do ano, o time se comportou muito bem e jogou, na maior parte do tempo, muito melhor que o Flu. Merecemos a vitória.

    Grande abraço e parabéns pelo Blog,
    Nelsinho Lima. (@Lima_Nelsinho)

    vamosfalardeesportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Time de sorte!! E que juizinho ruim viu? Pqp... Agora vamo ver que que o bota apronta esse ano!!

    ResponderExcluir
  3. Acho inacreditavel que um juiz como esse continue apitando e mais inacreditavel ainda é que não seja punido. SE qualquer jogador chega junto no juiz pra reclamar de qualquer coisa o juiz sai dando cartão xinga o jogador acaba com o cara e depois o jogador ainda vai ser julgado por uma comissão por má conduta. E se o juiz tiver uma má conduta? o que irá acontecer com ele? nada...isso é uma vergonha. Um clássico como o de ontem não poderia ser estragado por um ser sem qualificação como esse juiz, infelizmente quem saiu mais prejudicado foi o Fluminense que tomou vários amarelos, sofreu 2 pelnatis que só o juiz viu e acabou perdendo o jogo. Merito pra essa partida apenas para o goleiro Jefferson que mostrou por que é goleiro de seleção, renato cajá que nunca acertou tantos chutes como ontem e acredito que nunca mais irá conseguir tal façanha e pro Rafael Moura que entrou confiante em campo e demonstrou que realemnte está em boa fase e que irá somar muto ao time do Fluminense.

    ResponderExcluir
  4. esse é o Botafogo q eu gosto... esse é o botafogo q eu conheço ... boa vitoria, classico movimentado. apesar da vitoria preferia um empate. afinal só pegaremos o time da grande massa de iletrados no segundo turno. aposto no fluzinho na semi contra a mulambada. estamos perto de mais um caneco. q venha o resende ou new iguaçú. e antes q eu me esqueça : "fred vem me mamar " ahhahaha abraço vini. bom post mais uma vez .

    ResponderExcluir
  5. Jogo muito bom, porém muito confuso devido a arbitragem.

    Resumiu bem o jogo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vergonhoso! Essa é a palavra para o clássico de ontem. Um juiz manchado por outras partidas desastrosas nao deveria mais pisar em campo. Acho que os dois times foram prejudicados, mas o flu em especial pois marcar duas penalidades em menos de 3 minutos é para acabar com o psicologico de qualquer jogadores.

    ResponderExcluir
  7. Favorito ai bicampeonato sem sombra de duvidas, seguido pelo derrotado fluminense e em terceiro na fila o Flamengo, com toda a consciência do mundo.
    Mas quebrando a lógica, esse ano é nosso nivis. Thiago neves sendo o craque do carioca.
    Pode anotar, e dps vai ter que postar aqui e me dar os créditos.

    Abraaaaço nivis

    ResponderExcluir
  8. Quero ver agora o botafoguense reclamar da arbitragem do Gutemberg de Paula!!! rs!!
    Parabéns pela publicação!! O blog tá maneiraço!

    ResponderExcluir
  9. Em clássico que Alessandro jogou igual profissional, o juíz é o de menos.

    Que o juíz errou isso até o Noronha acertou em seu comentário, mas falar que daí um ou outro saiu prejudicado já acho um pouco demais.

    Há quem diga que o segundo lance não foi penalti. Eu não quero opinar, apenas lembro que neste momento, estava 2x1 para o flu com um gol impedido de R. Moura.

    Agora, Vini, me diz uma coisa, o Areválo tá fazendo o que naquele meio de campo? Tá perdidinho, sem nenhum ritmo de jogo. Acho bom ele entrar em forma e se interar rapidinho.

    É Vini, prepara a picanha em São Cris, que a final tá chegando. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. O Arévalo não joga há 4 meses e ontem ele ficou sozinho na marcação...eh foda.
    ele ta perdido, mas é bom...só dar tempo.

    Com relação ao churrasco, a carne já está comprada ha mt tempo

    ResponderExcluir
  11. Belo post Viny! Os times são bons, o jogo foi bom, mas, como vc bem lembrou, não foi a primeira vez q o juizinho quase estraga uma partida!!! Bem fraquinho ele!! Agora é esperar pra ver como o meu Flamengo ragirá diante de dois times, a meu ver, um pouco superior a ele!!!
    Abç!!

    ResponderExcluir
  12. Há Tempos nao vejo erros tao graves na arbitragem...devido a estes, o placar do jogo foi alterado claramente. Vejo Botafogo ou Fluminense campeao da taça Guanabara, só o juiz pode mudar isso.
    Agora é hora do campeonato começar a esquentar e essa vitoria do Botafogo nao quis dizer nada em especial POR ENQUANTO...

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  13. Folha Seca

    Falo tudo.

    Apenas esqueceu de dar mais uma qualidade a esse louco que apito o jogo. Ele é muito bom de matematica, 45 + 3 = 46.

    ResponderExcluir
  14. Realmente a atuação de Gutemberg foi desastrosa! O rendimento e nível no futebol de qualquer jogador é afetado com erros tentando serem consertados com outros piores. O Fluminense se abalou mais com isso. Parabéns pelo Blog, Viny! Talvez o Botafogo se encontre com o Mengão na final! Abç. Manzoni

    ResponderExcluir
  15. Porra, é verdade Pará. Quando eu vi o reprise em casa, eu não acreditei. Ele deu 3 minutos de acréscimo e acabou com 46'30"
    fdp msm

    ResponderExcluir
  16. O primeiro penalti do Botafogo aconteceu na minha frente, o Rafael Moura abraçou o Abreu, que malandramente nem tentou sair do chão, mas o segundo foi foda mesmo! Salve Cajá! O amigo tinha razão, ele só precisava de um clássico!

    ResponderExcluir
  17. Parabens pela analise! Realmente a atuação do juiz foi desastrosa, mas acredito que tenha ficado claro que a arbitragem não é "comprada". É ruim mesmo! Acho tambem que o Botafogo mereceu vencer, foi eficiente e aproveitou bem o seu momento na partida. Mas aí, tu ta brincando ao dizer que do calor do estadio voce viu melhor do que na tv se a bola entrou ou nao, neh!! Aí não cola!! hahahahaha
    Parabens de nv, abracao!

    ResponderExcluir
  18. Ótimo para o comentário e estou esperando o churrasco!!! rs

    ResponderExcluir
  19. É brincadeira né, mas fico indignado com os arbitros da confederação carioca de futebol, não há renovação, nao há preparo, alguns apitam em campeonatos de society e até lá erram demais...só quero ver quem irá apitar a final!!!

    ResponderExcluir
  20. Esse foi um jogos mais roubados que eu vi nos últimos tempos. Muitos erros pros dois lados, fato. A questão é que o juiz CLARAMENTE quis ajudar o Botafogo tentando uma lei de compensação bizarramente forçada. Enfim, surreal. Sou flamenguista mas fiquei revoltado. A arbritragem brasileira já é ruim, a carioca então...

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente a arbitragem "tentou" atrapalhar mais um espetáculo de futebol no RJ, mas felizmente o futebol falou mais alto.
    Agora é esperar a fase final do campeonato carioca e torcer para que esses trapalhões não atrapalhem o show.
    Marcello Toth

    ResponderExcluir
  22. Vinícius, achei sim que o apitador de ontem se atrapalhou, mas só nos cartões...O chute do Cajá foi gol, primeiro penalti no Abreu foi falta do He-man, no segundo o Edinho empurra o Bruno Thiago, que aliás tem jogado muito, com as duas mãos !!!!
    Os tricolores abusaram das faltas em lugares de perigo e aconteceu o que aconteceu....
    E mais nosso camisa 10 poderia ter pedido música ontem !!!!
    Ta jogando fino !!!

    ResponderExcluir
  23. Porra vamos esquecer de arbitragem, nesse nado da para levar a serio... um pais onde o futebol se diz profissional e arbitragem puramente amadora, nao tem como levar a serio... vamos dizer q abos foram benificiados e prejudicados... porra mas o jogo foi bom... nao acho q tenha acontecido erros q nao aconteçam em outras jogos pelo brasil e ate e copa do mundo... arbitragem vamos ligar o foda-se... vamos falar q o jeferson agarrou mto, mas so mais o bruno.... deixa so ele ser solto voltar a treinar, pedir desculpas para o mengao e voltar para o nosso gol e veremoss quem é melhor, hahahahah... o conca como sempre se apaga em jogos importantes... jogador de pontos corridos, nao de tiro curto... ambas as torcidas ridiculas em nao comparecem... ou seja muito mais coisas para descutir q um juizinho fraco assim como quase tdos desse pais....

    e mengao sera campeao da taça guanabara 100%...


    bja e fui

    ResponderExcluir
  24. esse juiz gosta de ver o loco batendo penalti, todo jogo ele marca 2 pra ele bater!!

    Pedro Neves

    ResponderExcluir
  25. Antes do clássico assisti ao jogo do Mengão! Ainda não foi uma atuação brilhante, mas também não existe jogo fácil no futebol hoje e o que vale são os 3 pontos! E dá pra ter esperança que quando o time se entrosar, é um time pra brigar por títulos. A zaga mostrou mais uma vez algumas falhas e fragilidades. Ainda acho que esse esquema deixa a responsabilidade da armação com os volantes. Ou então os meias tem que voltar para armar o meio campo e aí o atacante fica isolado. A sugestão é usar um volante só, Willians, com 2 médios centrais, que saibam armar e tb combater, Maldonado e Renato, e aí o trio ofensivo com Wanderley pelo meio(deivid no banco), Ronaldinho pela direita e Thiago Neves pela esquerda(ou vice versa).
    Falando do clássico, gostei da atuação das duas equipes, procurando o jogo limpo, tocando bem a bola e sabendo usar as laterais e aproveitando os espaços proporcionados pelas expulsões. Mostraram muita movimentação e vontade de ganhar para garantir a liderança e evitar o confronto contra o Mengão na semifinal. O destaque vai pro Joel Santana, fez o Botafogo parar o bom ataque do Flu e surpreendeu com contra ataques rápidos e explorou as virtudes do time para conquistar mais essa vitória importante.

    ResponderExcluir
  26. Po o juiz podia estar louco mas louco q o loco , no entanto foram dois penaltis q poderiam naum ter sido marcados por um arbitro omisso mas o gutemberg gosta de polemica e traz propaganda para os classicos..naum esqueçam o impedimento do rafael moura e o gol valido do cajá( la bomba) . Se o fluminense caiu na catimba Uruguaia , solo siento !!!

    ResponderExcluir
  27. Jogão de bola !!
    Mais um ano e fica comprovado que só vale a pena assistir aos clássico, semi-final e final do carioquinha.

    No aguardo das semis !!!

    ResponderExcluir
  28. Foi um belo jogo mesmo. Uma pena nosso Brasil ser muito deficiente na questão da arbitragem ainda!!!

    ResponderExcluir