sexta-feira, 11 de março de 2011

Ainda sem convencer, Flamengo está com a faca e o queijo na mão para conquistar o Carioca 2011

Vejo o Flamengo com todas as condições de repetir o feito do Botafogo em 2010. O panorama é excelente. Ronaldinho marcando gols, as vitórias - mesmo sem convencer - acontecendo, o time permanece invicto na temporada e o assunto Adriano foi deixado de lado (por enquanto). A bonde sem freio está longe de jogar um futebol brilhante, mas a tranquilidade de já estar na final faz do rubro-negro um time mais seguro. No futebol as coisas mudam muito rápido, mas o Fla não dá a entender que vá sair do trilho. Deve se classificar com tranquilidade para a semifinal e, por isso, joga por apenas duas vitórias para ser campeão.

Com mudanças pontuais, na maior parte das vezes, Luxemburgo consegue repetir a escalação. Não perdeu ninguém por lesão até agora. Isso significa muita coisa. Quando ele mexe no time, é porque treinou, não por necessidade ou emergência. Bem diferente de Botafogo e Fluminense, que sofrem muito com as contusões.

Com relação aos outros times psotulantes ao título, vejo um futuro bem diferente para cada um. Uns vêm perdendo, e outros recebendo peças importantes Após as últimas mudanças no mercado da bola – chegada de Diego Souza no Gigante da Colina e saída de Renato Cajá no Alvinegro (que a diretoria prometeu NÃO repor) – a tendência é que o time de São Januário melhore consideravelmente. Vai que esse tal de Chaparro é bom e o Leandro Gianechini reencontra seu futebol da época de Flu e SP? O cenário muda bastante.

Já para o Glorioso, não vislumbro um grande futuro. A defesa, graças ao Jeferson, melhor goleiro do Brasil na atualidade, se segura, mas do meio para a frente o time é uma calamidade. Loco pouco e mal acionado, Herrera péssimo tecnicamente, e Everton tendo toda a responsabilidade de criar as jogadas ofensivas. Joel Santana fará mais um milagre se o Botafogo chegar à sua sexta final consecutiva.

O time de Muricy Ramalho é o mais imprevisível. Com a delicadíssima situação na Libertadores – para mim já está eliminado -, vai com tudo para estes três últimos jogos. Vencendo o próximo, a luz ainda estará piscando no fim do túnel. A esperança fica depositada num retorno triunfal de Fred e Deco, e em Conca recuperar o seu bom futebol. Assim, quem sabe, o milagre pode acontecer.

Por outro lado, um tropeço já no próximo jogo pode mexer demais com o clube, o que não sei se faria com quem a equipe tenha condições de se recuperar psicologicamente a tempo de dar a volta por cima no Estadual.

Só mais uma coisa. O Berna não me engana. Até quando faz uma defesa aparentemente difícil ele mostra ter pouca técnica, falta de jeito, muito deficiente e aquém das necessidades de um time que sonha conquistar a América. Podem anotar: ainda vai entregar. Sem querer julgar as escolhas do Muricy, até porque não estou lá no dia a dia acompanhando os treinamentos. Mas, pelo que eu já vi os dois produzirem na carreira, insistiria com o Cavalieri.

3 comentários:

  1. Ooooh o campeão voltouuuu!
    estavamos com 1% de chance de ficar na primeira em 2009 e ficamos, e ainda fomos campeões em 2010! não duvide do FLU!

    mas sobre o fla tu tem razão.. só não acho o vasco tão bom quanto você e nem a zaga do bota é bota assim, como a do flu é horrorosa!

    ResponderExcluir
  2. Calma, o Mengão ainda vai te empolgar e dar muita alegria vê-lo jogar! Porém, o Jeferson ser o melhor goleiro do Brasil na atualidade é forçar a barra, meu querido... calma de novo.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo cara, o Joel sabe que não pode contar com a diretoria do Bota. A liberação do Caja foi escrota e sem noção, mas é isso. Espero que pensem no que fazer ate o Brasileiro pq se não será um grande concorrente a serie B. Ass: Juvena

    ResponderExcluir