terça-feira, 22 de março de 2011

Joel pediu demissão, mas foi a diretoria que o derrubou

A saída de Joel Santana já estava desenhada desde a primeira rodada do Carioca, quando Loco Abreu, dissimuladamente, criticou o esquema tático. Na queda de braço do ídolo com o simpático treinador, venceu o fazedor de gols, ainda mais no coração do torcedor. Mas não foi o uruguaio o culpado por esse desfecho. Foi a infeliz diretoria. Que além de não saber contornar a crise entre os dois, não deu o respaldo necessário para que Joel desse continuidade ao trabalho. À torcida, obviamente, faltou inteligência e respeito. Dizem que a paixão cega.

O tal respaldo pode ser compreendido de duas formas. O primeiro seria uma retaliação firme a Loco Abreu, quando o mesmo, ainda no Campeonato Brasileiro do ano passado, reclamou do técnico ao ser substituído contra o Prudente. O departamento de futebol não fez o que tinha que fazer, embora naquele momento o assunto parecesse encerrado. O segundo ao montar esse elenco limitadíssimo, com apenas um meia de ofício (Cajá) e que foi liberado para o futebol chinês. Liberado, sim, pois o Botafogo não tinha a obrigação de deixá-lo sair! Reposição? Nem pensar. Depositar esperança em Everton é brincadeira.

Claro que Joel cometeu erros durante todo esse tempo em que esteve à frente da equipe, especialmente na formação do atual elenco. Se acompanhase mais futebol, poderia pedir este ou aquele jogador, mas deixou tudo nas mãos de Anderson Barros.  Mesmo assim, teve muito mais mérito do que culpa. Com nenhum outro técnico do planeta o Botafogo seria campeão carioca. A sexta colocação no Campeonato Brasileiro foi normal para o elenco que possuía (um grande goleiro, dois bons zagueiros, um bom volante após entrada de Marcelo Mattos e três homens de frente muito bons – Loco, Jobson e Maicosuel). Joel vacilou feio na reta final, quando teve medo de vencer times como o Inter reserva, Avaí e Ceará. Ele poderia ser campeão, mas foi apenas sexto.

Hoje o Botafogo perde mais do que Joel. A diretoria está num beco sem saída. Com exceção feita a Adilson, não vejo ninguém no mercado em condições de trabalhar no Botafogo, mas, independente de quem vier, será impossível chegar longe na Copa do Brasil ou ser campeão estadual.

Maicosuel, que para os dirigentes do Botafogo é visto com o Pelé dopado, só volta em junho. Até lá, o time é esse. E o único cara que poderia fazer mágica, eles não conseguiram segurar. Para completar o show de incompetência, a diretoria abriu mão do pagamento da multa rescisória, mas não fez nenhuma objeção quanto ao próximo trabalho de Joel. Eu, no lugar deles, abriria mão do pagamento da multa, mas não aceitaria que ele fosse direto para o Fluminense, concorrente direto no Estadual. Se bem que olhando tanta trapalhada, seria inocência minha achar que tem alguém querendo ser campeão ali.

12 comentários:

  1. Acho quase impossivel o Adilson assumir o Botafogo já que a desculpa que ele deu ao FluminenC, era que ele queria passar um tempo na Europa.
    Dos nomes que estão especulando, é o que mais me agrada. Porém, quem eu gostaria mesmo de ver dirigindo o Glorioso, era o Autuori.

    ResponderExcluir
  2. NADA pode ser menos que o Botafogo...

    ResponderExcluir
  3. É meu querido....isso é prova de que nosso time (clube) está na mesma que muitos outros...dificuldades e mais dificuldades!!! Agora é continuar esperando pra ver qual vai ser a próxima dificuldade a ser enfrentada!!!

    ResponderExcluir
  4. ÔÔÔ Vini,

    Sinceramente, eu não acompanho muito o Botafogo, mas acho que você exagerou quando analisou o Alvinegro do ano passado. Queridão, o glorioso foi bem, mas para ser campeão faltava mais. Não nego que teve bons resultados, talvez pudesse até se classificar melhor, até mesmo com uma Libertadores folgada, mas só...

    O time e os jogadores não eram tão mágicos quanto descritos acima, o campeonato - pelo menos no final - foi nivelado por baixo, pois não havia um craque diferenciado ou um time muito superior, como em outras edições. Nem adianta argumentar que tiveram desfalques importantes, pois o Flu e o Timão também tiveram.

    Entretanto, também acredito que quem sairá perdendo mais entre o clube e o técnico será o primeiro, pois as opções - atualmente - não favorecem quem contrata - ainda mais com a bagagem do Joel.

    Posso estar enganado, mas além do desentendimento com a torcida, eu acredito que o Flu influenciou nessa história. Não tenho provas, mas acho que o caminho do “Papai Joel” será as Laranjeiras assim como o Muricy irá para o Santos, sendo que este por um salário dobrado em relação ao anterior - R$ 1.300.000,00. Um Palpite!!!

    ResponderExcluir
  5. É doido,

    tu entendeu legal a história? Só não concordo com o título de que a diretoria derrubou o Joel, ela não conseguiu foi segurá-lo. Digo isso porque o Loco quando fez o teatrinho dele, o fez com o objetivo de derrubar o "papai", e conseguiu. Uma grande pena ... vem aí Caio Jr, que tal?

    ResponderExcluir
  6. corrigindo: tu entendeu legal a história!!!! Rs ... é nós, bom texto!

    ResponderExcluir
  7. Entendi, mas eu disse que a diretoria derrubou o Joel quando deu esse elenco para ele trabalhar e não blindou na crise com o Loco.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito em todas as colocações nobre vinicinhus!
    Ainda existem pessoas que entendem como eu o nosso Botafogo e a torcida cega e que se torna medíocre em momentos como esse.
    Se não vier o Adilson, a zona está estabelecida no Botafogo.

    ResponderExcluir
  9. Vinicius,
    Acho que tu forcou mt a barra falando do botinha ano passado, vcs estavam indo de mal a pior c/ Estevam Soares, c/ um time limitado e assim foi durante o titulo carioca, a grande sacada do Joel foi retrancar aquele timeco colocando o Fael como terceiro zagueiro e liberando os alas, mas isso muda apenas a postura e nao o elenco, com um brasileiro nivelado por baixo conseguiram um bom somatorio de pontos, bom, lendo todo seu blog percebi que o entusiasmo diminuiu e muito, encare a realidade de ser a quarta forca do rio!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Mas Vinícius,

    O elenco é fraco, mas o própio Joel não se queixava disso. Ele achava o time arrumadinho, e que poderia ir mais longe com esses jogadores.

    Você se lembra com certreza no carioca de 2010, que na "hora de fechar" no vestiário da final da taça rio ele diz: "Nosso time é esse! Nós ganhamos de todos eles assim. Não deu pra sair tocando? Bica pra frente." E eu não me lembro de nenhum torcedorzinho de bosta ter reclamado da retranca quando essa nos deu o título!!!

    Vejo que de fato o que fez ele sair foi o Loco Abreu, que não queria dividir o AMOR DA TORCIDA(aqui estou sendo romântica, pense o que quiser) com niguém.
    E ali no BFR, Loco e Joel, são os únicos com know how no futebol. Incluo ai também o alto escalão, não só jogadores...

    Vamos lá, ação de marketing, põe quem? Joel e Loco. o Jefferson até vá lá, mas querer fazer o Maicosuel um grande produto é muito forçado!!!

    Esperto que é o uruguaio lá, tratou de embarcar e arrematar os carentes corações alvinegros. Jogando, nitidamente pra torcida, costurando o escudo do bota na sua blusa de retalhos, ou fazendo a cavada no Bruno (essa sim foi boa!). Fácil fácil conquistou até botafoguenses inteligentes (como o Rickinho), que se derretem por qualquer postulante a ídolo que tenha passadao longe da Gávea. Cegos pela paixão clubística.

    Só sei que estou de quarentena com o botafogo. Tô P...!!!
    Esses torcedores burros (ou cegos) me dão ódio! Derrubaram o Cuca (que eu gostava) pq nunca tinha ganho nada (apesar de jogar pra frente). Agora pedem a cabeça do Joel (que é vitorioso mas), retanqueito demais pras suas aspirações...
    A... faça-me um favor!!!!

    Ai, me da uma coluna nesse teu blog ai...

    ResponderExcluir